Qual a diferença entre: Placa bacteriana e Tártaro dentário?
- Equipe Arch Odontologia
- 1 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
O acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes é um problema comum entre os indivíduos.
Muitas pessoas podem confundir e pensar que se trata do mesmo problema, porém não é verdade.
A placa bacteriana é uma camada que se forma sobre qualquer superfície dura dentro da cavidade bucal, como dentes, facetas, aparelhos ortodônticos, dentre outros. O seu início se dá alguns minutos após a higienização.
Ela é composta por células descamadas, células de defesas e das bactérias que existem na cavidade oral. Quanto mais tempo passamos sem realizar higiene bucal, mais bactérias agressivas aos tecidos se multiplicam e se organizam. Quanto mais organizada esta placa, maior a chance de cáries, inflamações de gengiva e outros processos mais agressivos.
O tártaro é uma condição decorrente do acúmulo da placa. Ele também é conhecido como cálculo dental e é o resultado da mineralização, que ocorre com a ação da saliva e da placa bacteriana, que fica aderida às superfícies duras que estão dentro da cavidade oral.
Ou seja, a placa bacteriana, quando não eliminada corretamente com a higiene bucal, endurece e se torna o tártaro, que por sua vez só é possível ser eliminado com o auxilio de um dentista, em um procedimento chamado de raspagem.
.
.
.
Arch Odontologia
Avenida Sete de Setembro 5739,
2º andar - Batel
Tel: 41 3022-2999
WhatsApp : +55 41 99277-0333
www.archodontologia.com
________________________________
Comments